Mercedes e Ferrari são as mais velozes em testes de novos carros.
BARCELONA (Reuters) - A campeã mundial Mercedes foi veloz nas voltas, a Ferrari foi ainda mais rápida e as rivais Red Bull e McLaren tiveram contratempos de imediato nos testes de estreia de seus novos carros de Fórmula 1 nesta segunda-feira.
Valtteri Bottas, que substituiu o campeão mundial aposentado Nico Rosberg na Mercedes e irá correr ao lado de Lewis Hamilton, havia completado bem mais que a distância de uma corrida na hora do almoço depois de dar 79 voltas cronometradas no Circuito da Catalunha.
Sebastian Vettel, da Ferrari, que foi tetracampeão com a Red Bull mas não obteve nenhuma vitória no ano passado, foi o mais veloz na ensolarada sessão de abertura com o tempo de 1min22seg791 em 62 voltas com pneus médios.
O tempo do alemão já está próximo da volta mais rápida nos testes de 2016 em Barcelona --1min22seg765.
Bottas ficou em segundo na tabela, 0,378 mais lento com seus pneus macios.
Mas o foco principal de todas as equipes foi tornar os carros confiáveis e acumular quilometragem, e alguns dos novos modelos apresentaram dispositivos aerodinâmicos intrincados para medir a circulação de ar e o desempenho.
Fernando Alonso não conseguiu marcar tempo nas voltas que deu em solo pátrio com sua McLaren, e o australiano Daniel Ricciardo, o primeiro a pilotar a nova Red Bull RB13 depois de sua apresentação no sábado, só completou quatro giros na pista.
A Honda, fornecedora dos motores da McLaren, disse que o modelo laranja e preto MCL32, que só fez uma volta de teste sem cronometragem, teve um problema no sistema de óleo.
Sergio Perez, piloto mexicano da Force India, e o brasileiro Felipe Massa, atualmente na Williams, foram o terceiro e o quarto mais rápidos e deram 39 voltas cada.
Do restante, só o sueco Marcus Ericsson chegou perto dessa marca com as 32 voltas que deu com sua Sauber, que está usando o motor utilizado pela Ferrari no ano passado. Nico Hulkenberg, da Renault, teve a honra de ser o primeiro na pista.
Os novos carros, mais largos e com pneus dianteiros e traseiros maiores, devem ser vários segundos mais velozes por volta do que os do ano passado, senão mais.
A temporada começa no dia 26 de março com o Grande Prêmio da Austrália.
(Por Alan Baldwin)
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